terça-feira, 4 de dezembro de 2012

A procura da felicidade?



Eu não sou uma pessoa muito feliz, na verdade. Sério, às vezes eu acho que irrito as pessoas porque eu não sou feliz. Como se as outras pessoas fossem felizes, né.
Sinceramente, eu acho que esse negócio de ser feliz é uma coisa muito supervalorizada. As pessoas sempre falam:
- “Não, porque eu estou em busca da felicidade.”
- “Não, porque o importante é ser feliz.”
“O importante é você ser feliz” o cacete! O importante é ser esclarecido. As pessoas falam que ignorância é uma bênção, porque você pode ser feliz, por ser ignorante. Mas por outro lado, você está sendo ignorante. E eu também não sei se quero ser feliz ao ponto de querer ser ignorante. Para não ser ignorante, você paga um preço e o preço é não ser muito feliz, lógico.
Felicidade é só um sentimento no meio de vários outros. E aliás, é um sentimento meio raro. Você precisa de coisas específicas para ficar feliz. Eu acho que felicidade tá pro sentimentos, igual, sei lá, sorvete tá pra nossa cadeia alimentar. A gente precisa de sorvete tanto quanto a gente precisa de felicidade pros nossos sentimentos. Existem vários outros, às vezes mais importantes. Você não vai comer só sorvete na sua vida inteira, seu objetivo não é comer isso. Você tem que comer todas as coisas, até as ruins, porque às vezes faz bem.
Então, eu acho meio injusto as pessoas ficarem dizendo pras outras que elas tem que ser felizes obrigatoriamente, porque é muito difícil ser feliz. Eu, sinceramente, acho que as pessoas que são muito felizes, elas não são muito felizes de verdade, eu acho que elas estão me enganando. Se a pessoa é muito feliz, ou ela não tá entendendo absolutamente nada do que tá acontecendo ou ela tá me enganando muito bem.
Tem uns problemas de convivência se você não for uma pessoa muito feliz no meio de pessoas que se julgam felizes, porque quando você se assume como pessoa não muito feliz, as outras pessoas ficam ofendidas. Porque elas ficam assim:
- “Nossa, mas como é que você pode ser infeliz convivendo comigo?”
Ué, como é que cê acha?
A felicidade é uma coisa muito momentânea, ela passa muito rápido. É tipo comer um chocolate. Eu tenho certeza que se a gente fosse muito, exageradamente, feliz seria a mesma coisa que, sei lá, comer chocolate exageradamente: você fica enjoado e gordo.
Então, às vezes, eu falo que eu sou infeliz e as pessoas ficam assim:
- “Não, mas você não é infeliz! É porque você é pessimista. Você não vê as coisas duma forma boa.”
Eu sou infeliz porque eu vejo as coisas da forma como elas são. Eu só acho que, eu prefiro ser infeliz e entender as coisas como elas são, do que ser um falso feliz vivendo uma falsa realidade. Não é que as pessoas felizes sejam completamente enganadas, mas tem uma coisa muito errada aí no meio.
Eu acho que tem coisas piores do que ser infeliz, tipo ser um idiota. E tem muito bobo alegre por aí. Não é que a gente precisa ser mais feliz, são vocês que precisam entender melhor as coisas.
Então, se você é uma pessoa infeliz e é incomodado pelos outros por causa disso: não se preocupe. Porque felicidade não é uma coisa tão importante assim, você pode viver muito bem sem ela. Você pode viver muito bem sem comer sorvete. Pra falar a verdade, eu acho que ninguém sabe o que é ser feliz. Ser feliz não é falar que é feliz pros outros só pra ninguém te encher o saco. Eu não sei o que é ser feliz, eu só sei que não são essas coisas aí, não. Eu sei que, na posição de infeliz e esclarecido que eu estou, essas coisas já não me enganam mais.

Um comentário:

  1. Bom, eu acredito em "momentos felizes". De verdade! Sim, porque a tal "felicidade" é utopia! O que é a felicidade? É o estado pleno de ser feliz! Quem é feliz 24h por dia? Quem? Eu acordo de mau humor, já começa daí. Eu fico puto e insatisfeito com tanta coisa! A pessoa que me disser que é feliz plenamente, mente (sem trocadilhos). Então, a plenitude é utopia.

    Para entender melhor o que digo, ouça a música "Provas de amor" dos Titãs. É perfeita quando diz "Não existe o amor/ não existe o amor/ Apenas provas de amor". Discorda? É seu direito. Abraço!

    ResponderExcluir