segunda-feira, 4 de novembro de 2013

E sobre a Verdade e a Felicidade





"Conheceis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8:32).

A verdade é o melhor que você pode dar para alguém? Onde existe amor, existe verdade? Relacionamentos felizes são baseados em verdades? Uma vida feliz é baseada em verdades?
A natureza humana é mentir, é da condição humana, é instintivo.
Retiro de House M.D. a célebre frase, "Everybody lies. The only variable is about what." (Todo mundo mente. A única variável é sobre o quê).
Todas as pessoas procura a verdade de todas as coisas com a qual interagem, mas lhes digo, se elas vissem/ouvissem TODA a verdade, elas enlouqueceriam ou entrariam em depressão..
Quando alguém lhe pergunta se você está bem, a última coisa que ela vai querer ouvir é um "não" (mesmo que seja seu melhor amigo(a)).
Se eu mal consigo pensar e resolver meus problemas, eu lá vou ter tempo para ouvir e resolver o problema dos outros.
Eu, você, todos ficam "felizes", pela falta de tristeza do próximo, até um "mais ou menos" está valendo.
Algumas pessoas mais "felizes", podem ficar até estranhas com você, quando você responde com uma negativa a pergunta essencial de um primeiro contato.
Em teoria, as pessoas não aceitam a triste das outras, simplesmente porque "o mundo é muito bonito para ficar triste".
Eu sou uma pessoa infeliz, sou feliz com essa condição, não entro em negativas sobre a felicidade, simplesmente para agradar as pessoas.
A verdade é que, apesar de ser bem mais prejudicial a mentira, faz bem a você. Todos precisam de uma mentira, seja contada ou ouvida.
Um(a) relacionamento/vida baseado em mentiras, apesar de ser mais feliz e confortável, não é confiável, muito menos tranquilo(a).
Gosto da verdade, mas não a pratico com frequência, algumas pessoas não devem/merecem saberem a verdade.
Eu sei que na posição de infeliz e esclarecido que sou, essas mentiras já não me enganam mais.


P.S.: Texto escrito no dia 03/11/12, depois de o álcool  entorpecer meus sentidos, me livrando de toda a culpa que eu nunca senti, ouvindo músicas melancólicas para afastar a depressão que eu nunca tive, e devanear palavras completamente desconexas, com todo o sentido que um delírio possa ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário