segunda-feira, 28 de março de 2011

O que é Preconceito



Eu sou preconceituoso. E aposto que você já criou um preconceito só por ler isso. Mas peço que leia texto até o final, antes definir o que acha disso.

Acredito que o preconceito é um instinto. Toda nossa vida social é baseada nele, porque só de olhar alguém já imaginamos como esse alguém é, e pensamos se é um potencial amigo (ou inimigo). O nosso cérebro realmente funciona utilizando heurísticas.

Heurísticas não são nada mais do que métodos simples para raciocinar. Assim, podemos ter uma conclusão com muita rapidez, porém sem a certeza da precisão. O preconceito pode ser chamado de "Heurística de Representatividade", que consiste em definir algo que é novo pra gente baseando-se naquilo que já conhecemos.

Quando vemos alguém pela primeira vez, observamos suas roupas, seus gestos, sua voz e sua cor de pele, entre outros fatores visíveis (ou audíveis). Daí lembramos de características da personalidade de pessoas que conhecemos que tenham as mesmas (ou parecidas) características físicas. E atribuímos essa personalidade à pessoa que acabamos de ver. A relação que pretendemos desenvolver com essa pessoa depende basicamente de como achamos que ela é.

E isso é o preconceito.

Por isso digo que sou preconceituoso. Todo mundo é, já faz parte da natureza humana. Não é errado criar preconceitos, é natural. O que é errado, e essa é a parte que quero que entendam, é tomar as decisões baseadas nos preconceitos.

Discriminação baseada em preconceito é algo que não admito. Não podemos tratar alguém de forma diferente só porque "achamos" que é necessário. Temos que conhecer as pessoas antes de definir como iremos tratá-las.

Eu mesmo acabo, às vezes, achando que sou vítima do preconceito. Só porque tenho uma certa facilidade de aprender, porque sou nerd, porque estudo na USP, etc. Me tratam como se fosse um gênio. Só porque sou funcionário público, acham que não trabalho ou que sou rico. E eu não gosto disso, por isso não faço isso.

Espero que tenham me entendido.

P.S. Este post é um possível começo de uma possível série do que eu penso do comportamento humano em geral.
P.P.S. A única coisa que pesquisei foi pra ver se estava escrevendo certo a palavra "heurística". E eu estava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário