quinta-feira, 17 de abril de 2014

Sobre relacionamentos


Mais de um ano escrever nada sobre relacionamentos e hoje decidi que escreveria.
Nessa semana que passou, foi a semana onde eu mais falei, comentei, dei opiniões, critiquei, aprovei e desaprovei coisas sobre o relacionamento a dois.
E tenho algumas dicas realmente importantes para ser feliz a dois:

PRIVACIDADE: Eu entendo o fato de você dizer que são um casal e não haveria de ter segredos entre vocês. Mas privacidade é diferente de segredos (e eu não concordo com seus argumentos). Vocês são um casal, duas pessoas; duas pessoas que tinha vidas, rotinas, problemas, hobbies e segredos antes de se relacionarem. Você não deve mudar você para agradar seu parceiro e nem vice-versa. Não há motivo para você se modificar para agradar ninguém, seu relacionamento é pra trazer felicidade e não tristezas e problemas, se você se modifica por alguém, só você sairá perdendo com isso. Tente se organizar para você conseguir fazer tudo que lhe faz feliz (incluindo namorar). O mais importante, você não é obrigado a fazer tudo junto com o seu parceiro(a), tire um tempo só pra você, ajuda muito na relação (saudades faz parte do relacionamento).

AMOR: Se você não ama e já namora há pelo menos um ano, tá na hora de repensar sobre seu relacionamento e a pessoa com quem está. Dizem que amor é a  base de um relacionamento, eu não concordo, o amor é apenas umas das coisas em um relacionamento (não o estou desmerecendo). Existe um alicerce par um bom relacionamento e o amor é um deles, mas em muito casos, não é o principal.

RESPEITO: Guarde isso para sua vida, sempre respeito próprio, você não conseguirá o respeito de NINGUÉM. Antes de fazer aquela "besteira" por amor, pense "será que perco meu respeito próprio fazendo isso?". Apenas lembre, se preocupe um pouco mais com sua felicidade, você sabe que merece isso. E muitas vezes a maiorias das "besteiras" por amor que você faz, faz com que você perca seu respeito próprio e o(a) seu(ua) parceiro(a) ache que "virou baderna".

FELICIDADE: Nesse quesito, muitos solteiros e poucos comprometidos concordarão comigo, mas seja um pouco mais egoísta. Pense mais na sua felicidade, tente com mais vontade ser feliz. Se isso resultar em um término, é porque aquela pessoa não era a certa para você. Se você não está feliz com a relação, então não deveria haver relação. Não fique infeliz ou triste simplesmente porque você não quer perder a pessoa querida. Pelo menos 70% das vezes, ela não merece todo o seu esforço e desgaste. Siga um conselho meu, busque a felicidade acima de qualquer coisa.

COMPANHEIRISMO: Óbvio que em um relacionamento necessita de companheirismo, mas muita gente deveria saber, que o relacionamento é uma via de mão dupla. Não adianta nada eu tentar de tudo para que haja companheirismo no relacionamento, se a outra pessoa não se esforçar também. Se você faz mais esforço para isso e ele(a) faz muito pouco ou nem faz esforço, então está na hora de soltar a corda.

SEGREDOS: Eu tenho segredos, você tem segredos, o vendedor da esquina tem segredos, o padeiro tem segredos, até o cara que mora na rua tem segredos. Uma coisa que você precisa saber, ISSO É NORMAL. Todas as pessoas tinham uma vida antes do relacionamento e nem sempre se pode dizer tudo em um relacionamento sem consequências catastróficas. Acontece que existem segredos que  o(a) seu(ua) parceiro(a) pode contar e outros que simplesmente ele não pode. Por exemplo, se eu estiver namorando e tenho um grande amigo de infância que por seus motivos não gosta do nosso relacionamento e torce abertamente para terminarmos, nem nos seu sonhos você saberia disso. Existem segredos que nem mesmo você conseguiria aceitar na maior calma. Então, só você poderá saber se seus segredos podem ou não ser contados  aos(as) seus(uas) parceiros(as).

E por fim.

VERDADES: Ditado antigo, "relacionamentos baseados em mentiram, pouco duram". Tente ser o mais sincero possível com quem você está, óbvio que você mentirá sobre alguma coisa ("É uma verdade básica da condição humana que todo mundo mente. A única variável é sobre o quê."), mas se possível seja sincero. Se ama, diga; se não ama; também diga; se está triste, chateado ou enraivecido, diga; se está feliz, também diga. O importante é que tente manter uma transparência no seu relacionamento, lhe ajuda muito quando houver momentos difíceis.

Baseado nisso, realmente espero ajudar algum desavisado que passar por até.

Nenhum comentário:

Postar um comentário