segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Relativismo da Religião [Minha vida como contexto]



Por que somos "obrigados" a acreditar em Deus?!Por que somos "obrigados" a escolher uma Religião?!Por que quando alguém se diz Ateu,todas as pessoas "crentes"[pra quem não saber esse termo não se aplica somente a pessoas evangélicas,crente é aquele que crê,nesse caso em Deus] já o repudiam,como se ele precisasse de tratamento porque ele é um "doente"?!Essas e outras perguntas tentarei abordar nesse texto,que creio que não vai ser pequeno.

Deixei de frequentar qualquer igreja de qualquer religião já faz um tempo,de lá pra cá minha mãe todo domingo vem com uma briga diferente porque ela me chama pra ir a Missa e eu não vou.Outro dia ela quase tem um ataque do coração quando em uma conversa[discussão mais branda]eu disse que não me sentia na obrigação de agradecer tudo a Deus,disse a ela que isso se diferencia de uma pessoa pra outra,claro que sempre agradecia a ele por qualquer coisa,mas não me sentia obrigado a fazê-lo,aí ela veio com uma história de que tinha certeza que tinha errado em alguma coisa na minha criação,porque ela não era assim,e a Daiane[minha irmã] também não era,enfim,veio com duas horas de sermão sobre fé que não estava afim de ouvir.
Aí me pergunto,todos nós somos realmente obrigados a agradecer a Deus?!Na minha opinião,eu não acho,se você se sente bem em agradecer a Deus por tudo,beleza,senão,sem problema o mundo não irá acabar por conta disso.
Outra coisa que sempre me pergunto,pra eu estar de bem com a vida será que devo estar em alguma religião frequentando assiduamente as reuniões dela?!Eu tenho certeza que não,eu estou como exemplo,minha mãe me fez católico por cerca de 14 anos,fui batizado,fui obrigado a fazer 1ª comunhão,aí quando ela me obrigou novamente a fazer a Crisma eu decidir sair da religião católica e fui para outros caminhos,me tornei Evangélico[pouca gente sabe disso],"sobrevivi" na religião evangélico por 3 anos[quase 4 anos],existiram vários motivos pra eu não permanecer lá,entre eles foram,costumes que não poderia manter lá se eu continuasse evangélico[escutar reggae,minha paixão;não poder sair pra baladas,adoro sair pra zuar...],"vícios"[sim entre aspas sim,porque não é vicio é diversão]por exemplo beber[que era uma das coisas que eu mais sentia falta,porque sou de família de pessoas que toda festa tem que ter bebida,assim eu mau ia as festas pra não ficar tentado],a frequência das reuniões religiosas que ocorrem[nesse igreja ocorrem 4 cultos por semana,foram orações e outras coisas],entre outros motivos.Assim a partir do momento que saí da religião evangélica eu me tornei um quase Agnóstico[Pessoa que não acredita e nem duvida de um ser superior.Neutra].

Para as pessoas que ainda não entenderam minha posição aí vai uma diferenciação entre Ateu e Agnóstico:
Ateu - Aquele que afirma a não existência de Deus;
Agnóstico - Aquele que partilha da doutrina que declara o espírito humano incompetente para conhecer o absoluto.
[Fonte:Dicionário InFormal]

A diferença de Ateu para agnóstico e sua origem.O que vou escrever é de cunho histórico, significa que possue uma comprovação. Mas tudo na história possue linhas não retas da verdade, e portanto pode haver documentos atuais que corrombem o fato que apresento.
Ateu significa a negação da existência de Deus. (Ateu em grego significa - "Negação de Deus") existiam povos que não tinha crença por nenhum Deus, e não eram considerados ateus e nem agnósticos, eles acreditavam numa força cósmica. Era o meio termo.

No século 16 quando aconteceu a inquisição o termo "ateu" nasceu, que foi considerado como um produto dela. Algo que almeja que ateus eram homens forçados a negar a existência de Deus fora da Igreja.
O termo Agnóstico, em grego que significa "Ignorante", ignora provas e a existência de Deus. É aquele que fecha os olhos para provas existências sobre Deus. Ele acredita em algum Deus que não seja aquele efetivado pela humanidade.Alguns cientistas acreditam que a descrença em algum Deus, foi resultado das torturas da inquisição.
[Fonte:Portal das Curiosidades]


Pronto agora acho que entenderam a diferença.Assim,estou a um bom tempo sem frequentar nenhuma igreja e mesmo assim estou feliz,não preciso sustentar minha crença ou descrença em Deus em uma única religião,toda religião tem o lado bom e o lado ruim,prefiro pegar só o lado bom de cada uma e assim continuo meu caminho feliz.
Outra pergunta que sempre me faço é por que quando uma pessoa é Ateu os outro "crentes" a olham com um certo preconceito?!Nunca entendi isso,tenho uma amiga que é ateu e li um texto sobre ateísmo que ela escreveu e me elucidou muita coisa sobre o ateísmo dela,ela disse que sempre que ela diz que é ateu as pessoas perguntam o porquê,e ela sempre me diz "pra acreditar em Deus não se é obrigado a ter um porquê,então pra não se acreditar deveria ser do mesmo jeito,Ele[Deus] como vocês dizem não criou o Livre Arbítrio,estou apenas usando ele".Uma pessoa por ser Ateu não deixa de ser humano,com sentimentos e tudo,ela apenas tem uma ideia diferente das pessoas que creem em Deus.
Enfim creio que escrevi muito,mas acho que escrevi pelo menos uma parte do que eu acho sobre a religião em si,olhe que só falei da religião com contexto da minha vida,acho que depois vou falar de religião com o contexto geral,tentando abordar as religiões mais conhecidas,com seus prós e contras.Enfim,espero que tenham gostado desse texto,até a próxima e se cuidem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário